Mergulhando...

Dentro de cada um de nós existe um mundo que podemos chamar de mundo interno: um lugar maravilhosamente rico, repleto de pensamentos e sentimentos, memórias e sonhos, esperanças e desejos. É claro que ele também pode ser um lugar turbulento, onde vivenciamos o lado negro de todos esses sentimentos e pensamentos – medos, tristezas, temores, arrependimentos, pesadelos. Quando o mundo parece cair sobre nós, ameaçando nos arrastar para as profundezas escuras da vida, podemos nos sentir um pouco medrosos, apáticos ou sufocados... Quem de nós, em algum momento da vida, não sentiu assolado por estes sentimentos ou pensamentos?   Às vezes, esses sentimentos são passageiros – um dia ruim no trabalho, uma briga com alguém que amamos, um ataque de nervos por causa de uma prova ou uma apresentação que precisamos fazer; ou apenas um caso inexplicável de tristeza durante um dia ou dois. Porém, outras vezes, eles parecem ser algo muito intratável, uma parte da própria essência de quem somos a ponto de sequer nos ocorrer que pudemos mudá-los. É daí que vem a capacidade de que podemos de mudar esses padrões e comportamentos, que uma vez dominadas, constituem ferramentas verdadeiramente transformadoras. O curso tem o potencial de nos libertar dos padrões mentais que nos impedem de viver plenamente.

A capacidade de focar, que constitui parte da visão mental torna possível ver o que está dentro, aceitá-lo e, ao fazê-lo, abrir mão dele e, por fim, transformá-lo.

Você pode entender  que estas práticas são como uma lente que nos dá a capacidade de perceber os pensamentos, corpo, sentimentos com mais clareza do que antes.

Essa lente é algo que quase todo mundo pode desenvolver e, uma vez com ela, podemos mergulhar profundamente no oceano interno da nós mesmos, explorando nossa própria vida e alheia. Pode ser uma aptidão singularmente humana, nos permite examinar de perto, em detalhes e em profundidade, os processos por meio do quais pensamos, sentimos e nos comportamos. E nos permite remodelar e redirecionar nossas experiências intimas para termos mais liberdade de escolhas cotidianas, mais poder para construir o futuro e nos tornarmos autores de nossas própria história. Em outras palavras, Mindfulness é a capacidade básica que fundamenta tudo que queremos dizer quando falamos de ter inteligência social e emocional.

O mais interessante é que, em função das pesquisas da neurociência, sabemos, agora, que as mudanças mentais e emocionais que podemos realizar através do aprimoramento e treinamento AltaMente nos da instrumentos práticos capazes de transformar a arquitetura do cérebro. Ao desenvolver a capacidade para focar a atenção em nosso mundo interno, estamos escolhendo um “bisturi” que podemos usar para reesculpir nossos circuitos neurais, estimulando o crescimento de áreas do cérebro cruciais para a saúde mental.

E a capacidade AltaMente é uma maneira de alcançarmos a tão almejada "visão interna" ou o "conhecimento do eu"