PorqueMindfulnessénecessárionaeducação?

O impacto do estresse nas comunidades escolares

Um estresse saudável é parte natural da vida, incluindo na infância. Tanto crianças como adultos necessitam ser desafiados para que tenham oportunidades de crescer e se desenvolver. Entretanto, no modelo educacional moderno, um estresse saudável é frequentemente substituído pelo estresse tóxico. O estresse tóxico ocorre quando as demandas da  vida consistentemente ultrapassam a nossa habilidade de cooperar com estas demandas.

Estudantes

O estresse tóxico prejudica a atenção, regulação do humor, sono, predisposição para o aprendizado diário nas salas de aula.  E muito mais preocupante, a exposição prolongada a uma infância de estresse tóxico,  impactam na saúde mental e física dos estudantes.

Educadores

Assim que o estresse tóxico inicia,  diminui a produtividade e criatividade, progredindo para sintomas mais sérios tais como ansiedades frequentes, dissociação, frustração, e eventualmente o esgotamento.  Aproximadamente meio milhão de professores norte americanos abandonam a profissão a cada ano. No Brasil, desinteresse cresce e faltam 170 mil professores na educação básica.

Pais

O estresse é tóxico e pode levar para um estilo parental que parece mais como uma lista de afazeres, ao invés de relacionamentos empáticos, presentes, centrados com o desenvolvimento da criança. A exposição a uma paternidade estressante desde a tenra infância demonstrou um impacto na expressão genética mesmo em anos depois da adolescência.

A dificuldade de trabalhar com o estresse

“Sob pressão nós não temos conrole de nós próprios, nós caímos para o nosso nível habitual”

Bruce Lee

É muito desafiante trabalhar com o estresse uma vez que ele é tóxico, nossas respostas estressantes são originadas de mecanismos muito primatas de sobrevivência, em nosso cérebro e em nossa biologia evolucionária.

Mesmo as crianças que não sofreram aversão em suas vivencias da infância podem ter frequentes lutas “incompatibilidades” entre os estímulos de severidade (atividades rotineiras) e as suas respostas (perda da visão periférica, transpiração, náusea, temor e imobilidade). Em sofrimentos infantis causados pelo trauma, estas “incompatibilidades” se tornam crônicas e habituais.

A solução: Mindfulness

A raiz do estresse encontra-se profundamente em nosso sistema nervoso, nós precisamos de ferramentas que vão além do conceito da mente para atingir aquele sistema. Para transformar as respostas habituais, é preciso regularmente praticar as habilidades... quando nós não estamos no modo: “luta – fuga  e bloqueio”.

O curso estabiliza duas formas de treinamento: a base ao ensinar e outros métodos para o gerenciamento do estresse, regulação da emoção e habilidades interpessoais.

O Desenvolvimento de Mindfulness

O desenvolvimento de Mindfulness é uma consciência de momento a momento, sobre os nossos pensamentos, emoções, sensações e o ambiente ao nosso redor.

O Desenvolvimento de Heartfulness

Uma nutrição intencional de estados positivos da mente, bem como a bondade e compaixão.

Estes dois treinamentos melhoram a nossa capacidade para gerenciar um número significativo de desafios psicológicos associados com o estresse, incluindo:

-Sobrecarrego. Um senso que a vida – e particularmente nossos pensamentos e emoções – “são muito para lidar”

-Ocupação. Um senso que “fazendo as coisas” se tornou compulsivo – você está constantemente evitando simplesmente estar consigo mesmo.

-Ruminação. O senso que são os mesmos padrões de pensamentos estressantes “ciclo” de novo e de novo em sua mente sem estar sendo questionado.

-Dissociação. O senso que você mantém uma distância psicológica insalubre da vida e das pessoas, separa de você próprio e das emoções das outras pessoas.

-Narcisismo. O senso que a vida é sobre se defender, proteger e valorizar um senso do eu. A falta de empatia pela necessidade do outro e a inabilidade de ter uma ação de compaixão

Não apenas cooperando. Prosperando

Debatendo em como a pratica mindfulness endereça o estresse e outros problemas na educação, nós não queremos perder a visão do fato de que mindfulness pode nos levar além do terreno de gerenciamento dos sintomas para um lugar onde estaremos desenvolvendo capacidades profundas da mente humana.

Nós podemos pensar no processo como um espectro:

Estresse grave

outras questões de saúde mental.

Sobrevivência

Capacidade de funcionamento e cooperação.

Florescimento Humano

Capacidade de acessar profundos estados de facilidade, paz e compaixão.

Mindfulschools.org